2º “Mercado da Terra” - Feira das Atividades Económicas em Santo António das Areias

O 2º Mercado da Terra (Feira das Atividades Económicas de Marvão) realiza-se nos dias 23 e 24 de abril, em Santo António das Areias, com o intuito de contribuir para a divulgação, estímulo e sustentabilidade das empresas, produtores e artesãos marvanenses.

O evento, promovido pelo Município, em colaboração com o Forti(ficar) Marvão (CLDS 3G) e a Freguesia de Santo António das Areias, decorre no Largo D. João da Câmara, entre as 10h e as 20h, e conta com um espaço de exposição e venda de produtos, animação de rua e música popular.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito das tradicionais Festas de São Marcos, e pretende dar a conhecer o que de melhor se faz e produz no concelho de Marvão, como é o caso dos produtos hortícolas, dos doces, licores, queijos, enchidos, sabonetes, azeite, vinho, ou mel.

A inauguração oficial do 2º Mercado da Terra está prevista para as 10h de sábado, dia 23. Meia hora depois, na Igreja Matriz, Jorge de Oliveira e Rui Arimateia apresentam o livro “A Festa de São Marcos em Santo António das Areias - histórias e tradições”.

Ao longo do dia, o recinto terá animação constante com os Três Irmãos - “Os Fadistas e as Desgarradas", personagens do foro cómico que perderam o seu rebanho e se passeiam pelas ruas em grande alarido e preocupação. Já às 15h, atua o grupo de música popular portuguesa “Vozes da Aldeia”.

O tradicional Festival Taurino de Beneficência, a favor da construção do Lar de Idosos da Casa do Povo, realiza-se a partir das 17h, na Praça de Toiros de Santo António das Areias, com a participação dos cavaleiros João Moura, Rui Salvador, Tito Semedo, Sónia Matias, Marcos Bastinhas e Mara Pimenta. Lidam-se seis imponentes toiros da ganadaria João Ramalho, e as pegas ficam a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Portalegre, Cascais e Coimbra.

Já no domingo, o Mercado da Terra conta com a animação de rua dos Três Irmãos - “Os Pastores”, personagens do foro cómico que cantam fados e cantigas, conhecidas do público em geral, apresentando-se com um acordeão e boa disposição, mas o ponto alto do dia será a atuação de “Rosinha”, marcada para as 17h30.