XVII Festival Transfronteiriço “Boda Régia” apresentado em Cáceres
Atualizado em 24/07/2022Atualizado em 24/07/2022
Realizou-se, dia 22 de julho, em Cáceres, a conferência de imprensa de apresentação do XVII Festival Transfronteiriço “Boda Régia”, com a presença do vice-presidente do Município de Marvão, Luís Costa, do alcalde de Valencia de Alcántara, Alberto Piris Guapo, do deputado de cultura da Diputación de Cáceres, Fernando Grande, do concejal de turismo de Valencia de Alcántara, Julian Ortés, do coordenador do evento, Javier Uriarte, e da presidente da Associação Boda Regia, Maria José Méndez.
Esta festa de interesse turístico regional, organizada pelo Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, tem a colaboração do Município de Marvão e um programa repleto de atividades culturais.
No dia 4 de agosto (quinta-feira), a partir das 21h30, junto à Ponte Quinhentista, vai poder assistir à recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel a Marvão e à apresentação do livro “D. Manuel – Duas Irmãs para Um Rei”, com a presença da escritora Isabel Stilwell.
Depois disso (23h00), já no Anfiteatro do Centro de Lazer, “Os Sabugueiros“ vão encerrar o primeiro dia da 17ª edição do Festival Boda Régia, com um concerto interativo, repleto de energia, humor, histórias e ritmos variados.
Sexta-feira, dia 5, a partir das 19h00, recria-se a chegada das comitivas reais ao Bairro Gótico. Cerca de duas dezenas de convidados marvanenses vão acompanhar o Rei D. Manuel até Valencia de Alcántara, participar no desfile das comitivas reais e assistir a um Torneio Medieval.
A recriação histórica do enlace que uniu o Rei de Portugal, D. Manuel I, “O Afortunado”, com a Infanta Isabel, filha dos Reis Católicos, em 1497, é o ponto alto das comemorações e decorre nos dias 6 e 7, às 22h00, na Igreja de Nuestra Señora de Rocamador, em Valencia de Alcántara.
“A Boda Régia, considerada Festa de Interesse Turístico na vizinha Estremadura, reveste-se de extrema importância, porque é parte da história dos dois países. Aquilo que no passado foi um casamento Real, é hoje, passados mais de 500 anos, um casamento entre culturas e a história de dois povos. A prova disso mesmo, está na realização deste evento que nos aproxima e que dinamiza os nossos territórios.”, explica o vice-presidente do Município de Marvão, Luís Costa.
Toda a informação disponível em: http://www.bodaregia.es/