Marvão e Valencia da Alcántara preparam eventos transfronteiriços
Atualizado em 09/01/2026Atualizado em 09/01/2026
As equipas de trabalho do Município de Marvão e do Ayuntamiento de Valencia de Alcántara reuniram, esta semana, com o intuito de preparar a agenda cultural transfronteiriça e planear a calendarização de diversos eventos a realizar, em estreita parceria, nos dois concelhos raianos.
Os trilhos sinuosos outrora percorridos pelos antigos contrabandistas da raia luso-espanhola, voltam a ser explorados em mais uma edição do Percurso do Contrabando do Café, já agendado para o dia 2 de maio.
A 10 de junho, os dois municípios vão assinalar o Dia de Portugal, em Valencia de Alcántara, com uma programação integrada nas comemorações dos 800 anos do 1º Foral de Marvão, que será brevemente desvendada.
No âmbito do Festival Transfronteiriço “Boda Régia”, a 30 de julho volta a realizar-se a recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel I a Marvão, junto à Ponte Quinhentista da Portagem. Já a receção às comitivas reais e a recriação histórica do casamento real acontecem nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, em Valencia de Alcántara.
Para o fim-de-semana de 24 e 25 de outubro, está também prevista a realização do Abraço Solidário e da 8ª Caminhada Transfronteiriça, entre as Estações Ferroviárias de Beirã e Valencia de Alcántara, este ano integrada nas Jornadas Gastronómicas e Agroalimentares Tejo Internacional.
No dia 27 de novembro, também em Valencia de Alcántara, vão ser assinadas as atas de reconhecimento de fronteira e ratificado o protocolo de colaboração firmado entre o Município de Marvão e o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara.
Paralelamente aos eventos já anunciados, começaram igualmente a ser delineadas outras iniciativas, que pretendem enriquecer as agendas culturais de Marvão e Valencia de Alcántara, até final deste ano.