IX FESTIVAL TRANSFRONTEIRIÇO | BODA RÉGIA
Atualizado em 26/07/2013Atualizado em 26/07/2013
O Presidente do Ayuntamento de Valência de Alcântara, Pablo Carrillo Reyes, o Vereador do Turismo e Cultura do Município de Marvão, José Manuel Pires e o Director Cultural e Artístico do evento, Javier Uriarte, apresentaram em conferência de imprensa, no dia 18 de Julho, o Festival Transfronteiriço Boda Régia, na Diputación Provincial de Cáceres.
O evento, a realizar nos dias 2, 3 e 4 de Agosto de 2013, é a recriação histórica da “ Boda Régia”, celebrada nesta localidade em 1497, entre a Infanta Isabel, filha dos reis católicos, e o rei português, D. Manuel, o Afortunado.
As relações transfronteiriças entre Marvão e Valência de Alcântara, terão um papel importante no acto, pela co-organização do evento, mas também porque uma das actividades do mesmo será a celebração dos 700 anos da assinatura do primeiro acordo de colaboração entre ambas as vilas, ocorrido em 1313.
Do programa fazem parte diversas actividades, com especial destaque para o I Festival de Musica Renascentista, a realizar em Marvão, na Igreja de Santiago, nos dias 29 e 30 de Julho. Entre 28 de Julho e 4 de Agosto realizam-se ainda diversas exposições temáticas, conferências, projecções e oficinas tradicionais.
Na sexta-feira, 2 de Agosto, o Castelo de Marvão recebe a comitiva espanhola, convidando toda a população e visitantes a assistir na Torre de Menagem a uma conferência proferida por professores da Universidade de Évora, sobre o acordo comercial de 1313. Terá lugar também a cerimónia de ratificação e uma apresentação em facsimile desse documento histórico, com a presença dos presidentes das duas localidades. O mercado, com os produtos tradicionais da região, o torneio medieval e a representação do Aquelarre a cargo do grupo Harybu de Valência de Alcântara, vão dar vida e ambiente de grande festa ao Páteo de Armas
No sábado, 3 de Agosto, em Valência de Alcântara, a partir das 12 horas começará a “Vida Quotidiana” no século XV, através da demonstração de antigos oficios, mercado e tabernas medievais, assim como animação e teatro de rua. O adro da Igreja de Rocamador, templo onde se celebrou o histórico matrimónio, será o recinto principal para os acontecimentos de domingo dia 4 e cenário para a representação teatral da boda. A encerrar os festejos, haverá o tradicional fogo-de-artifício e a ceia medieval para todos os participantes no evento.
Paralelamente às recriações históricas, decorrerá em diversos restaurantes dos dois concelhos, o MÊS DA GASTRONOMIA RAIANA. Este evento tem como principal objectivo promover os produtos regionais, dar a conhecer os sabores da verdadeira gastronomia alentejana, da gastronomia raiana e da dieta mediterrânica.
Consulte o programa em anexo para confirmar os horários dos espectáculos.