Guia para a Cooperação Transfronteiriça apresentado na fronteira de Porto Roque – Galegos
Atualizado em 25/06/2021Atualizado em 25/06/2021
Realizou-se, dia 25 de junho, no emblemático edifício da antiga Alfândega de Porto Roque – Galegos (futuro Centro de Inovação Turística do Tejo Internacional”, a apresentação do livro “Extremadura – Portugal: Um Guia para a Cooperação Transfronteiriça“, de Gabriel Moreno González.
Uma cerimónia que contou com a presença de Rosa Balas Torres, Diretora Geral de Ação Exterior da Junta de Extremadura, Luís Vitorino, Presidente da Câmara Municipal de Marvão, Alberto Piris Guapo, Alcalde do Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, e Gabriel Moreno González, Professor de Direito Constitucional na Universidade da Extremadura e autor/coordenador da obra.
Este livro tem, como grande objetivo, servir de guia prático para os “atores” interessados na cooperação transfronteiriça, nos territórios da Extremadura e Alentejo.
Por outro lado, analisa também as perspetivas jurídicas atuais, ao nível da cooperação transfronteiriça, mas também os diferentes setores públicos onde acontecem práticas de intercâmbio entre a Extremadura e a região Alentejo.
Tal acontece pela necessidade de clarificar as assimetrias institucionais, administrativas e políticas existentes nos dois lados de uma fronteira que se quer comum – a Raia. Pois, segundo este guia, “as diferentes competências e forma de articulação internas constituem, hoje em dia, grandes obstáculos para aprofundar uma cooperação transfronteiriça cada vez mais necessária, entre a Extremadura e Portugal”.
Marvão, pela sua posição geográfica e forte aposta turística, mantém uma relação transfronteiriça robusta, marcada por uma importante identificação cultural (com a aposta numa programação comum), e uma relação comercial e laboral constante com os vizinhos de Valencia de Alcántara.