Ministro da Cultura visitou Vila de Marvão e a Ammaia

João Soares, Ministro da Cultura, visitou a Cidade Romana de Ammaia, na companhia da Diretora Geral do Património Cultural, Paula Silva, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, e de todo o executivo camarário.

Numa visita guiada por Carlos Fabião, Professor da Universidade de Lisboa e responsável científico da Ammaia, João Soares teve a oportunidade de conhecer o Museu, parte das ruínas onde se situa a Porta Sul e o Laboratório de Conservação e Restauro da Ammaia, onde o Ministro da Cultura elogiou o trabalho que a Fundação tem feito, ao longo dos anos, na proteção, estudo e valorização das ruínas da Cidade Romana.

Seguiu-se depois uma visita à Quinta dos Olhos d’Água, propriedade do Ministério do Ambiente e que se encontra há vários anos abandonada. João Soares garantiu total empenho em desbloquear o processo junto do Ministro do Ambiente, para que seja possível recuperar, ocupar e rentabilizar este emblemático espaço do concelho.

Já em Marvão, o Ministro da Cultura fez um passeio pela história do concelho, e elogiou o seu rico e variado espólio. No Museu Municipal e na companhia do seu diretor, Jorge de Oliveira, João Soares contemplou as coleções de arte sacra, arqueologia e etnografia ali expostas.

Porque apostar na cultura é investir no futuro dos marvanenses e de Marvão, ao longo desta visita, foram ainda abordados diversos assuntos de interesse para o concelho, relacionados com os Festivais Internacionais de Música e Cinema, com a integração do Museu Ammaia na Rede Portuguesa de Museus e com o processo de candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a Património Mundial da UNESCO.

João Soares louvou o trabalho que está a ser feito em rede, entre Marvão, Elvas, Valença e Almeida, demonstrou o seu total apoio à candidatura e disponibilizou o Ministério da Cultura para realização das reuniões que sejam necessárias para concluir o processo. O Ministro aceitou ainda integrar a Comissão de Honra da candidatura, a convite do Município de Marvão.