32ª Feira da Castanha de Marvão atraiu milhares de visitantes

A 32ª Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão, que decorreu nos dias 14 e 15 de novembro, voltou a atrair milhares de visitantes, principalmente espanhóis. A rainha das festas do concelho de Marvão foi, uma vez mais, um verdadeiro sucesso.

Neste evento, o município homenageou uma espécie endógena da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha. Ao longo de dois dias, a vila de Marvão transformou-se numa grande mostra de produtos locais e regionais, com dezenas de pontos de venda e uma tenda de produtores locais, onde se puderam comprar produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, licores, azeite, ou compotas.

No Largo do Terreiro, Largo de Santa Maria, Largo do Pelourinho e Largo do Espírito Santo, ficaram instalados os quatro tradicionais magustos, que serviram centenas de litros de vinho e várias toneladas de castanhas.

Na Casa da Cultura, ao longo do fim-de-semana, esteve patente uma exposição temática dedicada à castanha e ao castanheiro, onde se puderam apreciar bordados antigos com casca de castanha, escadas em castanho, cestaria em madeiro de castanheiro, artesãos a trabalhar ao vivo, ou até mesmo a aplicação deste fruto e seus derivados na gastronomia.

Do ponto de vista cultural, este evento continua a ser um dos melhores cartões-de-visita de toda a região. No palco principal atuaram Augusto Canário e Amigos, Amantes do Alentejo e Cant’areias. Para além disso, por todas as ruas e praças da vila foi possível assistir a espetáculos de animação circense, teatro, ou música popular.

Outro dos pontos altos do evento foi, sem dúvida alguma, a apresentação do livro “Escultura”, de Maria Leal da Costa, que reuniu largas dezenas de pessoas no Salão Nobre dos Paços do Concelho.