Joaquim Rosado apresentou "Episódios da Minha Leucemia - Quero Viver" em Marvão

A Casa da Cultura de Marvão recebeu no sábado, dia 10, a apresentação do livro “Episódios da Minha Leucemia - Quero Viver”, do marvanense Joaquim Rosado, que na obra relata a luta que tem travado contra a doença. Um relato incrível, feito na primeira pessoa e cuja primeira edição rapidamente esgotou.

Joaquim Rosado nasceu em Marvão e vive em Estremoz, onde é gerente bancário. Em 2011 foi-lhe diagnosticada uma Leucemia Linfoblástica Aguda “T”, e desde então tem lutado contra a adversidade e pela vida, com uma incrível força de vontade, que deve servir de exemplo para todos.

Com um prognóstico pouco favorável, um transplante de medula e inúmeras sessões de tratamento, estudou a doença e no isolamento hospitalar, durante os internamentos, escreveu sentimentos, pensamentos, desabafos, que a pedido de alguns amigos se publicaram em livro, sem recurso a qualquer tipo de correção.

Nesta apresentação, Joaquim Rosado contou com a presença do amigo e colega de trabalho, Ricardo Catarino, autor do prefácio, do afilhado André Costa Barbas e do cunhado Joaquim Barbas, que também escreveram os seus capítulos no livro.

Parte da receita angariada com a venda dos exemplares disponibilizados pelo autor, para o concelho de Marvão, será doada à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.