Município fica com a gestão da Quinta dos Olhos d’Água
Atualizado em 26/05/2020Atualizado em 26/05/2020
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, anunciou, dia 22 de maio, numa visita à Quinta dos Olhos d’Água, que a gestão das infraestruturas deste emblemático espaço, que pertence ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vai passar para o Município de Marvão.
O protocolo de cedência da Quinta dos Olhos d’Água ao Município de Marvão vai ser assinado a 3 de julho, em simultâneo com o acordo de cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede, que envolve os Municípios de Marvão, Arronches, Castelo de Vide, Portalegre e o ICNF.
O modelo de cogestão desta área protegida foi apresentado, esta manhã, aos presidentes dos quatro municípios, pelo Ministro João Pedro Matos Fernandes, numa reunião em que participou também o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, e o presidente do ICNF, Nuno Banza.
Neste périplo pelo Alto Alentejo, os governantes visitaram também os trabalhos de intervenção da rede primária e da rede secundária de faixas de gestão de combustível, associadas à rede viária, que estão a decorrer no Parque Natural da Serra de São Mamede.
Declarações do Presidente do Município de Marvão, Eng.º Luís Vitorino:
“Apesar de ser um processo que ainda tem que ser negociado, fico muito satisfeito com a decisão do senhor Ministro do Ambiente porque há vários anos que o Município de Marvão luta por conseguir a gestão desta infraestrutura, de forma a reabilitá-la e a rentabilizar o investimento de cinco milhões de euros aqui realizado.
A assinatura deste protocolo vai viabilizar a utilização de uma infraestrutura abandonada há mais de uma década, que é um património único e muito importante, não só para o concelho de Marvão, como para toda a região”.