Marvão acolheu cerimónia de entrega dos galardões Green Key 2025
Atualizado em 06/07/2025Atualizado em 06/07/2025
O Restaurante Ninho d’Águias, na Pousada de Marvão, recebeu a cerimónia Green Key 2025, onde a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) anunciou as 374 unidades turísticas reconhecidas com este galardão.
Na sessão de abertura da cerimónia participaram o presidente do Município de Marvão, Luís Vitorino, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, José Santos, e a diretora executiva da ABAAE, Fátima Vieira.
Marvão foi o local escolhido para receber a Cerimónia Nacional Green Key, como reconhecimento do trabalho realizado na promoção do turismo responsável, junto da comunidade local e dos seus estabelecimentos turísticos, numa clara aposta por um fator diferenciador que promove uma maior atratividade e visitação.
O Green Key é da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), que se reflete numa rede internacional com mais de 7900 estabelecimentos distinguidos, onde Portugal ocupa a 6ª posição entre os países que mais implementam este selo ambiental.
Em Portugal, o Green Key é coordenado, desde 2006, pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, ABAAE, e tem como objetivo a promoção do turismo sustentável, através do reconhecimento de boas práticas ambientais, económicas e sociais, no setor turístico.
Na edição deste ano, foram galardoadas 374 unidades (mais 49 do que em 2024), 77 foram premiadas pela primeira vez, para além de 10 que voltaram a integrar o programa, sinal do seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e económica.
No que diz respeito às tipologias, os hotéis são a categoria mais expressiva, contabilizando cerca de 82% dos estabelecimentos Green Key em Portugal, ou seja, 306 hotéis e pousadas. Além dos hotéis, nesta edição, foram reconhecidos 29 alojamentos locais, 24 turismos no espaço rural, oito parques de campismo, cinco restaurantes, um centro de conferência e uma pousada de juventude.
O Município felicita a Pousada de Marvão e o Hotel Dom Dinis, que receberam o galardão Green Key pelo segundo ano consecutivo.