Home » Igreja do Calvário
Postada na parte baixa da Vila, é um edifício com planta poligonal, na construção tradicional dos templos desta invocação, com cúpula, abrigando as imagens da Virgem e São João. Obra do século XIX, reflete a piedade popular dos “Passos” que se expandiu neste século, por todo o Alentejo.
A referência destes valores patrimoniais da arquitetura religiosa permite tornar mais acessível o caminho para o objetivo que nos move, no seu sentido global e singularidade, e se não percam no somatório indistinto, tantas vezes, do esquecimento e da grandeza.
Esta “exposição” sumária da arquitetura religiosa acentua a verdade de que os edifícios religiosos “honram” o espaço e, no conjunto, reforçam o “cenário vivo” desta Terra.
Por outro lado, marcam, nesta comunidade histórica e atual, todo um processo de desenvolvimento “expontâneo” e consciente, de conhecido valor, artístico, religioso, conjunto “monumental” que afirma a harmonia da variedade, articulando edifícios militares, civis e religiosos, numa envolvência natural singular.
Construções, Homem, Natureza, no conjunto e na especificidade, asseguram, aqui, uma “forma” de Património própria e única.