Uma infraestrutura direcionada para os amantes do ciclismo, sejam residentes ou turistas, possibilitando a exploração das potencialidades paisagísticas e ambientais do concelho em 2 rodas e sem poluição. Localizado no antigo mercado de Beirã, está inserida na Rede Integrada de Centros Cycling do Alentejo e Ribatejo (Polo de São Mamede).
É constituído por uma infraestrutura, direcionada naturalmente para as bicicletas e os ciclistas, possuindo uma pequena oficina em sistema “self-service” que auxilia na reparação/manutenção da sua bicicleta, também permite a lavagem de bicicleta e disponibiliza água potável para hidratação dos atletas. Dando condições ao ciclista, também dispõe de balneários e casas de banho ajustadas a pessoas com mobilidade reduzida.
Para além deste espaço físico, foi criado uma rede de 10 percursos, devidamente homologados pela Federação Portuguesa de Ciclismo. O painel informativo que se encontra no local dá-nos a conhecer todos eles.
Os percursos adaptados ao nível de cada praticante, estão diferenciados em 4 tipos de percursos num crescente de dificuldade:
• Verde –fácil;
• Azul – moderado;
• Vermelho – difícil;
• Preto – muito difícil;
A diferenciação entre eles é baseada em 4 fatores, a distância do percurso, o desnível, tipo de piso e os aspetos técnicos.
Nos percursos verdes e azuis, portanto grau dificuldade menor, encontra-se sinalização física no caminho, estando marcados somente num sentido. Cada uma destas cores, dispõe de 2 percursos: um de Estrada (Percurso Ciclável de Estrada com caráter de lazer que utiliza a rede de estradas públicas) e um de Gravel (Percurso ciclável com caráter de lazer que utiliza estradas públicas, caminhos e trilhos de baixa dificuldade Técnica).
Quanto aos percursos vermelhos e pretos, são 3 de cada cor e são executáveis apenas com o auxílio do GPS.
Através do site, https://www.responsibletrails.pt/pt/ poderá executar o download de cada percurso e ao mesmo tempo obter informação mais personalizada de cada um.
Antes de iniciar o seu passeio, recomendamos uma especial atenção ao painel informativo, pois este permite planear antecipadamente o seu percurso de acordo com o nível de dificuldade, mas também, fazer uma interpretação correta da sinalização que irá encontrar ao longo do percurso.
Para utilização dos balneários, deverá solicitar a chave:
• Em horário útil na Junta de Freguesia da Beirã;
• Fins de semana ou horário pos-laboral, no restaurante Sabores de Marvão.
Mais informações, poderá contatar através do mail:
desporto@cm-marvao.pt