30º aniversário do Parque Natural da Serra de São Mamede
Atualizado em 16/04/2019Atualizado em 16/04/2019
A Quinta dos Olhos d’Água recebeu, no dia 15 de abril, a sessão comemorativa dos 30 anos do Parque Natural da Serra de São Mamede. Uma cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Dra. Célia Ramos, do presidente do Município de Marvão, Eng.º Luís Vitorino, bem como dos autarcas de Portalegre, Arronches e Castelo de Vide.
Esta sessão comemorativa das três décadas de Parque Natural da Serra de São Mamede ficou marcada pela estreia do filme “Portugal, Património Natural”, dedicado às áreas protegidas do País, por uma breve apresentação da história deste Parque Natural, feita pelo diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, Pedro Rocha, e por dois momentos musicais com o Octeto Serenade Ensemble.
No âmbito destas comemorações, foi ainda assinado o protocolo de colaboração entre o ICNF e a Associação MIAMAS – Academia Internacional de Marvão para a Música, Artes e Ciências, que vai permitir a utilização e revitalização das instalações da Quinta dos Olhos d’Água, onde vai ficar instalada uma Academia inédita em Portugal, que abrange as áreas da música, artes e ciências.
Paralelamente a esta sessão, a Secretária de Estado, Dra. Célia Ramos, anunciou que vai ser executado, nos próximos três anos, um projeto para recuperação e valorização de habitats naturais do Parque Natural da Serra de São Mamede, no valor de dois milhões de euros, e que vai envolver os quatro municípios inseridos na zona protegida (Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Arronches), e o Instituto Superior de Agronomia.
Para além da valorização e recuperação de habitats e espaços florestais, o projeto prevê ações de sensibilização e formação nas Escolas, junto de agricultores, produtores locais e turistas, bem como prevenção estrutural e contratação de uma equipa de vigilantes florestais.