Area Informativa

phone
Apoio ao Munícipe
245 909 130
 
Files-Upload-File-icon
Sugestões para:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Eventos

Ter. Abr. 25 | horas: 09:30 -
Comemorações do 25 de Abril em Marvão
Ter. Abr. 25 | horas: 12:00 -
1º Festival das Sopas
Dom. Abr. 30
Maratona BTT Castelo de Vide e Marvão
Dom. Abr. 30 | horas: 08:30 -
Caminhada - Rota da Água
Sex. maio 05 | horas: 20:00 -
Procissão das Velas

ver mais [+]

Fotografias do Municipio

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

  • Fotografias do Município

    Fotografias do Município

jtemplate.ru - free Joomla templates

Casa da Cultura de Marvão

Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão

A Câmara Velha foi o edifício dos Paços do Concelho, desde a sua construção, no reinado de D. Manuel (séc. XV/XVI), até 1956, ano em que se inauguraram as actuais instalações camarárias. Podemos compaginar a datação estilística do edifício com a pedra de armas manuelina e com a atribuição do foral em 1512.

camara velhaÉ um dos mais importantes elementos da arquitectura civil da vila e, simultaneamente, o maior edifício antigo da mesma, o que, conjugado com a sua localização, atesta a sua importância política e administrativa através dos tempos. Com efeito, situa-se na confluência de três ruas (Rua de Cima, Rua das Portas da Vila e Rua do Relógio) que por sua vez procedem das três portas da cerca urbana medieval (respectivamente, Portas de Ródão, Portas da Vila e Postigo do Torrejão). A confluência constitui-se na praça, a do Pelourinho (também chamada praça da Vila), tendo ao centro este dispositivo de aplicação de justiça e símbolo do poder local, também ele manuelino.

Olhando para a frontaria do dito edifício, observamos que se lhe adossa a Torre do Relógio, também ela manuelina, a julgar pelo baixo – relevo esculpido em pedra e pela datação do seu sino maior. O interior da Torre do Relógio de Marvão deixa ver a escada de acesso ao topo, constituída por degraus toscos embutidos na parede.

É também pela Torre do Relógio que se acede às prisões do rés-do-chão da Câmara Velha, cujas janelas dão para a fachada principal. Os dois compartimentos são hoje uma Oficina/Loja de Artesanato e também uma Sala de Exposições. Domingos Bucho
Pela porta situada na Travessa da Cadeia, entramos para o segundo e terceiro pisos do edifício. No pequeno hall de acesso, esteve instalada a antiga Cavalariça e, posteriormente, funcionou a Sala de Aferições . Neste pequeno espaço encontram-se em exposição: um conjunto de pesos e medidas, as edições da Câmara Municipal de Marvão e também uma reprodução das inscrições murais das celas da antiga prisão.

A antiga Sala da Guarda, situada no segundo andar, tem porta para a torrinha balconada que guarda o sino da Câmara e uma outra, de abertura recente, que a faz comunicar com o resto do edifício. Actualmente, é utilizada como Sala de Leitura do Arquivo Histórico Municipal.

Sala do Antigo Tribunal é encantadora e absolutamente singular, dada a conjugação entre a modéstia do espaço e a sobrevivência do forte mobiliário de castanho, pintado a azul e com recortes barrocos. O conjunto parece datável da segunda metade do séc. XVIII. Proeminente ergue-se a cadeira do juiz, e como nesta mesma sala trabalhou, Mouzinho da Silveira como juiz de fora, um dos mais importantes políticos portugueses do séc. XIX, responsável pela obra legislativa que destruiu o Antigo Regime e instaurou o Regime Liberal, está patente uma exposição permanente sobre a sua vida e obra.

A Sala de Reuniões constituía o modesto Salão Nobre da Câmara Velha. O tecto chama-nos logo a atenção, pela sua configuração em masseira e pelo antigo brasão do concelho que nele se encontra pintado, decorado com o título atribuído a Marvão, por D. Maria II quando das Guerras Liberais: Mui nobre e sempre leal Vila de Marvão. A sala tem ainda outra atracção: a janela com a vista mais bonita de todo o edifício.

O espaço onde antes se localizava a antiga secretaria camarária, foi reabilitado para Auditório e dotada da mais moderna aparelhagem audiovisual, sendo agora oferecido, tal como a Sala de Reuniões, para a realização dos mais variados eventos.

Todo este piso superior, bem como o seu rés-do-chão que dá para a Rua do Relógio, resultam de uma expansão dos primitivos passos manuelinos que podemos datar do ano de 1851

Dada a enorme percentagem de espaço ocupado, no edifício, pelas prisões, a entrada para a câmara fazia-se pelo tardoz (Rua 24 de Janeiro). É interessante esta fachada, composta por dois planos, unidos pela cantaria fingida que os decora (constituindo uma obra de 1930).

A cantaria fingida encontra-se coroada por ameias de inspiração manuelina e por quatro torrinhas decoradas, respectivamente, da esquerda para a direita, pela Cruz de Malta, pela esfera armilar, pelo antigo brasão municipal e pela Cruz de Cristo.

A fachada da entrada da Câmara Velha apresenta, contudo, uma clara marca barroca na decoração da porta, atestada, temporalmente, por uma pequena lápide com a data inscrita de 1759.

O imóvel classificado e de propriedade camarária, serviu de arrecadação e arquivo, entre 1956 - quando perdeu a sua função primitiva - e 2002. O edifício foi restaurado e reabilitado para Casa da Cultura de Marvão e inaugurado a 24 de Janeiro de 2003.

 

Arquivo Histórico Municipal

Integrado, desde o final de 2002, no Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM), o Arquivo Histórico Municipal de Marvão conta actualmente com uma sala de depósito, uma sala de leitura e está pela primeira vez aberto ao público. Todos os turistas que fazem a visita guiada à Câmara Velha têm oportunidade de visitar este espaço.

Com cerca de 23 ml. de documentação, engloba não só o fundo da Câmara Municipal (1647-1941), mas também o da Administração do Concelho (1810-1921), o do Convento de Nossa Senhora da Estrela (1790-1820), o do Juízo de Órfãos (1760-1853), as várias Juntas da Paróquia do concelho (1842-1877) e, finalmente, o fundo do Julgado de Paz de Marvão (1837-1910). Existe ainda um fundo pertencente à Liga dos Filhos e Amigos de Marvão que desenvolveu actividades na década de Sessenta do século XX, bem como uma colecção de cartazes das festividades do concelho (1937-1995). Desde Maio de 2003 foi integrado, também, em regime de depósito, o acervo documental que constitui o Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Marvão (1595-1920).

O Arquivo Municipal, que contém apenas a documentação relativa ao acervo histórico, conta, na sua tipologia documental, com actas de vereação, documentos de receita e despesa, correspondência, recenseamento escolar e militar, recenseamento de eleitores e elegíveis, matrículas dos expostos, entre muitos outros. É também um dos objectivos deste Arquivo a identificação e transferência da documentação que constitui o arquivo intermédio.

 

 

Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão

Rua 24 de Janeiro nº1
7330 Marvão
Telef: 245 909 137
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: de 2ª a domingo das 9.30 às 13.00 e das 14.00 às 17.30

ENTRADA LIVRE
VISITA GUIADA A GRUPOS MEDIANTE MARCAÇÃO

 

 

Galeria de Exposições Temporárias



Galeria de Imagens - Casa da cultura

 

antigo tribunal
antigo tribunal antigo tribunal
auditório
auditório auditório
camara velha - ...
camara velha - fachada camara velha - fachada
casa da cultura
casa da cultura casa da cultura
fachada
fachada fachada
sala de reuniõe...
sala de reuniões sala de reuniões
sala_do_guarda
sala_do_guarda sala_do_guarda
torre do relógi...
torre do relógio torre do relógio

 

 

FaLang translation system by Faboba



Redes Sociais

FacebookTwitterRSS Feed

Contactos

Largo de Santa Maria,

7330-101 Marvão

Tel: 245 909 130

Fax: 245 993 526

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

© 2012 Município de Marvão Todos os Direitos Reservados