Festival Al Mossassa - Marvão recua no tempo e celebra a sua Fundação

Marvão e Badajoz unem-se, uma vez mais, para celebrar a Al Mossassa, em homenagem a Ibn Maruan, figura ímpar e visionária, rebelde fundador das duas localidades. Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, a vila de Marvão recua no tempo, até ao séc. IX, para recordar as suas origens e o ambiente vivido na época, numa celebração cultural única.

A décima segunda edição da Al Mossassa terá uma animação itinerante e de palco, constante, ao longo dos três dias, com recriações históricas, espetáculos de música, dança, fogo, artes circenses e vídeo mapping.

No “Mercado das 3 Culturas”, situado na parte alta da vila, vai ser reconstituído o ambiente de um mercado típico da época, com cerca de 70 pontos de venda. Neste espaço, onde vão coabitar os legados islâmico, judaico e cristão, o visitante poderá encontrar um vasto leque de produtos e objetos relacionados com estas culturas, tomar o verdadeiro chá árabe e saborear as iguarias de outrora.

A “Festa da Fundação” começa no dia 6 de outubro, com a inauguração oficial da estátua de homenagem a Ibn Maruan, fundador de Marvão, marcada para as 17h30. Esta obra de arte, da autoria do conceituado Mestre João Cutileiro, já pode ser apreciada junto à entrada do Castelo.

Na sexta-feira e no sábado, a partir das 21h30, pode assistir-se, também junto à entrada do Castelo, a um espetáculo único, dedicado às três culturas, com música, dança, acrobatas, malabares de fogo e vídeo mapping. A não perder, “A Festa das Três Culturas - Marvão, 10 000 anos de histórias e lendas”!

O Festival Al Mossassa termina no domingo, após um desfile pelas ruas de Marvão (20h), com músicos, bailarinas, malabaristas, manipuladores de fogo e andarilhos, aves de rapina, encantadores de serpentes e figuras caraterísticas da época.

Paralelamente a este certame, o Município promove, entre os dias 5 e 15 de outubro, na Casa da Cultura, a XIV Feira do Livro de Marvão. Com o intuito de promover os hábitos de leitura, mediante a apresentação do comprovativo de compra de livros, a autarquia oferece a entrada no Festival Al Mossassa.

Horários:

Sexta-feira - Entre as 16h00 e as 23h00

Sábado - Entre as 10h30 e as 23h00

Domingo - Entre as 10h30 e as 20h00

Mercado das 3 Culturas:

Entrada - 1 euro

Crianças até 12 anos - Entrada gratuita

Visite Marvão e reviva os tempos da nossa Fundação, com o Festival Al Mossassa.

Consulte aqui o programa: