Fortalezas Abaluartadas da Raia apresentam candidatura conjunta a Património Mundial

Os municípios de Marvão, Elvas, Almeida e Valença apresentaram, dia 16 de dezembro, à Comissão Nacional da UNESCO, uma proposta para inscrever as suas fortificações na lista indicativa do Património Mundial. A apresentação foi feita no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa.

Esta proposta inclui quatro bens: a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações, Património Mundial desde 2012, a Praça de Marvão, a Praça-Forte de Almeida e a Fortaleza de Valença.

Jorge de Oliveira, co-coordenador da candidatura, Vânia Rosa, consultora da Augusto Mateus Consultores e o vereador José Manuel Pires representaram o município de Marvão nesta reunião.

As Fortalezas Abaluartadas foram estruturas defensivas de guerra que, nos últimos séculos, se transformaram em monumentos de paz e em espaços únicos de história, de cultura e de relação e vivência humanas. Os seus modelos arquitetónicos refletem, nos momentos das suas construções, inovação e soluções únicas, adaptadas a estruturas amuralhadas, construídas no decurso do tempo, sobretudo a partir do século XII, e à geomorfologia do terreno de cada sítio.