Cerca de 280 pessoas no almoço de encerramento das Comidas d’Azeite

O tradicional almoço convívio de encerramento das Comidas d’Azeite juntou, no dia 25 de fevereiro, cerca de 280 pessoas, no Porto da Espada. O repasto foi servido no recinto das festas, pela Associação “Portus Gladii”, e contou com a animação musical do Duo MARM.

Da ementa fizeram parte, a tradicional prova dos azeites produzidos no concelho, a azeitona galega temperada com azeite, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, e a tiborna do Lagar.

Este ano, catorze restaurantes do concelho aderiram à iniciativa e apresentaram, nas suas ementas, pratos tradicionalmente confecionados com azeite.

Discurso de encerramento das Comidas d’Azeite

Presidente do Município de Marvão, Eng. Luís Vitorino:

Exmos. Senhores

Exmas. Senhoras

Chega hoje ao final a 13ª Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite. Uma iniciativa que alia turismo e gastronomia, onde se promovem os nossos produtos endógenos, se dinamiza a economia local, se mostra a qualidade dos azeites produzidos no concelho e, fundamentº Luís Vitorinoalmente, se promove Marvão enquanto destino gastronómico de eleição.

O Município de Marvão está fortemente empenhado em dinamizar e desenvolver esta vertente fundamental da nossa economia. Nesse sentido, brevemente, vamos propor aos restaurantes do concelho, retomar uma iniciativa que deixou de se realizar há já alguns anos, como é o Concurso de Tapas e Pinchos Medievais.

Embora ainda estejamos ainda a pensar em que moldes vamos organizar este evento gastronómico, o seu grande objetivo será escolher um restaurante que represente Marvão, com uma tapa medieval, no Concurso promovido pela Rede de Cidades e Vilas Medievais, que no final do ano se realizará em Olivenza.

Este ano, a Quinzena Gastronómica dedicada aos comeres do Lagar contou com catorze restaurantes aderentes, a quem agradeço, publicamente, a sua participação e envolvimento, porque só assim conseguimos dinamizar estas iniciativas e trazer até ao nosso concelho, um maior número de visitantes.

Finalmente, quero agradecer à Associação Portus Gladii, pela excelente organização deste almoço convívio de encerramento das Comidas d’Azeite, como já é tradição.

Obrigado pela Vossa presença!