Qua. Out. 11
18ª Prova do Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos

ver mais [+]

XXXII Festa do Castanheiro - Feira da Castanha

Nos dias 14 e 15 de novembro, o Município de Marvão promove a XXXII Feira da Castanha - Festa do Castanheiro. Este magnífico evento, reconhecido como o mais autêntico e genuíno do País, pretende homenagear uma espécie endógena da região, o Castanheiro, e o seu fruto, a Castanha.

Durante estes dois dias, a vila de Marvão transforma-se numa grande mostra de produtos locais e regionais, com dezenas de pontos de venda, uma tenda de produtores locais, onde os visitantes poderão encontrar produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite, compotas ou doces caseiros, e uma área de restauração, no Largo de Camões.

No Largo do Terreiro, Largo de Santa Maria, Largo do Pelourinho e Largo do Espírito Santo, estarão situados os quatro tradicionais magustos, com mais de dois mil litros de vinho da região e cinco toneladas de castanhas, à disposição dos visitantes.

Na Casa da Cultura, ao longo do fim-de-semana, estará patente uma exposição temática dedicada à castanha e ao castanheiro, onde se poderão apreciar bordados antigos com casca de castanha, escadas em castanho, cestaria em madeiro de castanheiro, artesãos a trabalhar ao vivo, ou até mesmo a aplicação deste fruto e seus derivados na gastronomia.

Do ponto de vista cultural, este evento é um dos melhores cartões-de-visita de toda a região. Para além desta exposição, poderá assistir a espetáculos de animação circense, teatro, ou música popular, por todas as ruas e praças da vila. Pelo palco principal, no Largo do Terreiro, vão passar nomes como Augusto Canário e Amigos, Amantes do Alentejo e Cant’areias.

Para as 11h de sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, está agendada a habitual sessão inaugural, que antecede a apresentação do livro “Escultura”, de Maria Leal da Costa.

Mais informação em:

www.cm-marvao.pt

Facebook Feira da Castanha

Consulte aqui o programa da XXXII Feira da Castanha de Marvão: