Marvanense Vítor Caldeira nomeado presidente do Tribunal de Contas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu, sob proposta do Governo, nomear o marvanense Vítor Caldeira presidente do Tribunal de Contas. Esta nomeação terá efeitos a partir de 1 de outubro. Vítor Caldeira, atualmente presidente do Tribunal de Contas Europeu, vai substituir Guilherme d'Oliveira Martins.

Vítor Manuel da Silva Caldeira nasceu em Campo Maior, mas cedo se mudou para Marvão, onde tem as suas raízes e onde fez a Escola Primária. Fez o Liceu em Portalegre e a Licenciatura em Lisboa. Casado com Fátima Gomes Esteves, mantém as suas ligações a Marvão e ao concelho, onde ainda vive grande parte da família.

Licenciado pela Faculdade de Direito de Lisboa, com uma pós-graduação em estudos europeus pela mesma Faculdade. Foi Inspetor de Finanças entre 1984 e 1989, Inspetor-diretor de 1989 a 1995 e Inspetor-geral até fevereiro de 2000.

Membro do Tribunal de Contas Europeu desde 2000, foi eleito presidente, pela primeira vez, em janeiro de 2008 e reconduzido em 2011, Vítor Caldeira, foi reeleito, em janeiro de 2014, pelos 28 membros da instituição, tornando-se o primeiro presidente da instituição a cumprir um terceiro mandato de três anos.

O Município de Marvão atribuiu, em outubro de 2014, a medalha de Mérito Municipal a Vitor Caldeira.