Município e Ayuntamiento de Valencia de Alcántara definem projetos de cooperação

O presidente do Município, Eng.º Victor Frutuoso, reuniu, dia 23 de março, com Alberto Piris, alcalde de Valencia de Alcántara, com o intuito de definir a agenda de eventos transfronteiriços, a realizar durante este ano, e a delinear um novo projeto de promoção turística.

Este projeto transfronteiriço é uma Rota Sefardita que pretende ligar Valencia de Alcántara, Marvão, Castelo de Vide e Alpalhão, ao Caminho de Santiago. Para dia 11 de abril ficou agendada uma reunião na CIMAA, de forma a definir em que moldes o projeto poderá ser viabilizado.

Para 6 de maio, no edifício da antiga Alfândega de Porto Roque, nos Galegos, ficou agendada a apresentação do 3º Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Marvão e do 1º Concurso de Ideias de Negócio de Valencia de Alcántara. Tendo ficado ainda definido que, em 2017, as duas autarquias vão promover um Concurso de Ideias de Negócio Transfronteiriço.

Ficou também decidido nesta reunião que, este ano, as atividades relacionadas com a Boda Régia se realizarão nos dias 5, 6 e 7 de agosto, em Valencia de Alcántara. A recriação histórica do casamento real, celebrado em 1497, entre a infanta D. Isabel, filha dos reis católicos, e o rei de Portugal, D. Manuel I, "O Venturoso", ficou agendada para sábado, dia 6, com a presença de uma comitiva de marvanenses, que participarão na celebração.

Foram ainda definidas diversas ações de cooperação, no âmbito dos Festivais Internacionais de Cinema e de Música, da Al Mossassa e do Dia de Portugal, que se celebrará a 10 de junho, em Valencia de Alcántara.