Orquestra Gulbenkian no Concerto de Abertura do FIMM

Dia 24 de julho, a partir das 20h, o Pátio do Castelo recebe o Concerto de Abertura do Festival Internacional de Música de Marvão, com a atuação da Orquestra Gulbenkian. Criada em 1962 como Orquestra de Câmara Gulbenkian, adotou o nome atual em 1971 e conta com 66 elementos.

Em cada temporada, a Orquestra realiza a mais importante série regular de concertos sinfónicos em Lisboa, no Grande Auditório da Fundação, colaborando, aí, com muitos dos mais importantes nomes da música atual, entre maestros e solistas. Não descura igualmente a realização de concertos em outros pontos do país, cumprindo desta forma uma significativa função descentralizadora.

No plano internacional, a Orquestra Gulbenkian vem ampliando gradualmente a sua atividade, marcando presença em várias das mais importantes salas e festivais de música da Europa, Américas e Extremo Oriente.

A discografia da Orquestra Gulbenkian é vasta e encontra-se distribuída por selos de prestígio como Deutsche Grammophon, Philips, Hyperion, Teldec, Erato, Nimbus, Naïve e Pentatone, tendo várias delas sido premiadas.

O inglês Paul McCreesh é o maestro titular da Orquestra desde 2013, tendo sucedido no cargo ao norte-americano Lawrence Foster, designado a seguir maestro emérito. No atual quadro de maestros ligados à Orquestra, figuram ainda a finlandesa Susanna Mälkki e os portugueses Joana Carneiro e Pedro Neves (maestros convidados).