Município reuniu com novo Alcalde de Valencia de Alcántara

O presidente do Município, Eng.º Victor Frutuoso, reuniu, dia 30 de junho, com Alberto Piris, novo Alcalde de Valencia de Alcántara, com o intuito de fortalecer o trabalho de cooperação transfronteiriça, reforçando o protocolo de cooperação, celebrado em 2012, entre as duas vilas vizinhas.

Nesta reunião de trabalho foram abordados diversos assuntos de interesse mútuo, como o projeto relativo à Fronteira de Porto Roque, nos Galegos, para onde se prevê a criação de uma Incubadora de Empresas – Centro de Negócios Transfronteiriço, através do recurso a financiamento do POCTEP. Neste espaço, os dois municípios pretendem, num futuro próximo, realizar ações de formação e promoção da gastronomia raiana.

Ficou também definido que a apresentação da Boda Régia será feita, dia 24 de julho, em Valencia de Alcántara, e no dia seguinte serão realizadas diversas atividades para apresentar o XI Festival Transfronteiriço, complementadas com a projeção de imagens de edições anteriores do evento, no Anfiteatro do Centro de Lazer da Portagem.

Em análise está a possibilidade de realizar também na Portagem, à semelhança do que acontece todos os anos em Valencia de Alcántara, a recriação histórica do casamento real, celebrado em 1497, entre a infanta D. Isabel, filha dos reis católicos, e o rei de Portugal, D. Manuel I, "O Venturoso".

Relativamente a novos projetos de promoção turística, foi ainda abordada a possibilidade de criação de uma rota do Caminho de Santiago, que passe por Mérida, Albuquerque, Valencia de Alcántara, Marvão e Castelo de Vide.

Em breve, realizar-se-á outra reunião entre os dois municípios, de forma a definir um programa de ação, visando a concretização dos objetivos comuns aos dois municípios.