Katia Guerreiro atua dia 1 de agosto na Ammaia

Uma noite de Verão, uma cidade romana como cenário, uma orquestra de música clássica e silêncio que se vai cantar o fado...Vai ser assim, dia 1 de Agosto, na Cidade Romana de Ammaia, em São Salvador da Aramenha. A partir das 21h, Katia Guerreiro sobe ao palco para uma Noite de Fado com a Orquestra Clássica do Sul e com o Maestro Cesário Costa.

Médica (oftalmologista) de formação, fadista por opção e por paixão, Katia Guerreiro é um dos grandes nomes entre a nova geração de intérpretes de fado, com carreira consagrada e amplo reconhecimento internacional.

Nascida na África do Sul, em 1976, Katia cresceu nos Açores, mudando-se para Lisboa para estudar Medicina. Foi na capital portuguesa que se revelaria como fadista, em 2000, ao atuar num concerto evocativo do 1.º aniversário da morte de Amália Rodrigues, a grande fadista em quem Katia reconhece a sua maior influência.

Logo em 2001 edita 'Fado Maior', Disco de Prata a nível nacional e com grande circulação internacional. Desde então, já editou outros cinco álbuns de originais, além do DVD 'Katia Live at the Olympia' (2013). O mais recente é 'Até ao Fim', editado no final de 2014. Em 2010 recebeu o Prémio Melhor Intérprete, atribuído pela Fundação Amália Rodrigues.

Katia gosta de cruzamentos com artistas de outras áreas, de que são exemplo colaborações com Dulce Pontes, Bernardo Sassetti, Ney Matogrosso ou Rui Veloso, além de também já ter cantado temas de Vinicius de Moraes e de Tonicha. Também gosta de cantar com orquestras, algo que já vem fazendo desde 2005.

Os seus músicos acompanhadores são, atualmente, Luís Guerreiro e Pedro Castro (guitarra portuguesa), João Mário Veiga (viola) e Francisco Gaspar (viola-baixo).

Saiba mais em: www.marvaomusic.com