Município cria Banco de Materiais e Livros Escolares

O Município de Marvão, através da Ludotecas concelhias, e em parceria com o Agrupamento de Escolas, a Associação de Pais, o Banco Alimentar de Portalegre e a Loja Social estão a implementar um Banco de Materiais e Livros Escolares no concelho.

Este projeto pretende envolver toda a comunidade escolar, e tem como propósito o fomento da partilha de livros e materiais escolares, maximizando a recuperação dessas ferramentas usadas e disponibilizando-as, gratuitamente, a quem delas necessite.

O Banco de Materiais e Livros Escolares destina-se aos alunos que frequentam o 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, e irá funcionar nas Ludotecas do concelho. Com esta iniciativa, o Município pretende desenvolver o sentido de partilha e de solidariedade social, beneficiar social e economicamente a comunidade escolar, promover a reutilização dos materiais e livros escolares e o respeito pelo livro, diminuir os custos de aquisição de materiais e livros por parte das famílias, e incentivar boas práticas cívicas e de educação ambiental.

A entrega dos manuais e materiais escolares usados, em bom estado de conservação, deverá ser efetuada nas Ludotecas do concelho, de preferência no final do ano letivo. Nessa altura, os pais e encarregados de educação terão que devolver os livros que receberam em empréstimo, e poderão ainda efetuar a renovação da requisição, para receber outros.

Os cadernos e livros degradados serão entregues ao Banco Alimentar de Portalegre, de forma a que a instituição os possa trocar por alimentos, para posteriormente entregar a famílias carenciadas.